HISTÓRICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EDSON BARBOSA
GUAJIRU-FORTIM/CE
A Escola de Ensino Fundamental Edson Barbosa localizada no distrito de Guajirú, S/N no município de Fortim, distante de Fortaleza, a 125 Km, as Margens da CE 040. A Escola foi idealizada nos anos de 1969, pela administração do prefeito de Aracati o Sr: Abelardo Costa Lima.
A Sra. Rita Bernardo da Rocha, conhecida como Ritinha, natural de Aracati, era casada e morava na localidade de capivara, foi a primeira professora a lecionar em sua própria casa, mas recebia o alunado das comunidades de Zé Rodrigues, Capivara e Guajirú, suas turmas eram multisseriadas e funcionava nos períodos da manhã e tarde. Por volta de 1969 a professora Maria Paula Ribeiro, conhecida como Dona Nena, que morava na comunidade de Junco. Pertencente ao município de Aracati, onde trabalhava como professora, mudou-se para a localidade Zé Rodrigues, vizinho ao sítio Capivara, onde deu continuidade ao seu trabalho como professora e lecionava em sua própria residência. Também com turmas multisseriadas.
Dona Ritinha
Dona Nena
Entre os anos de 1970 á 1972 foi construída a primeira escola pela prefeitura de Aracati na Administração do Prefeito Abelardo Costa Lima Filho. O Sr. Dezembrino Simões, representante político da localidade de Guajiru doou o terreno para a construção da Escola. Assim, foi construído um prédio com: uma sala de aula, um banheiro, uma cantina e na frente um muro baixo, nas laterais e nos fundos era cercado com cerca de madeira. Daí a escola passou a ser chamada de Escola Municipal de Aracati. Na época lecionava a professora Rita Bernardo (Ritinha) que deixara o ensino em sua casa e passou a trabalhar no prédio novo. A Escola era de grande apoio para comunidade, era na escola que celebravam as missas, faziam-se casamentos e festas dançantes.
Entre os anos de 1987 a 1992, a equipe de profissionais era dirigida pela diretora e professora Fátima Medeiros. Em 1988, foi construído mais uma sala de aula, e a reforma da cantina.
Em 1993, Fortim deixa de fazer parte do município de Aracati: Com a emancipação do município de Fortim a escola passou a receber alunos de outras localidades: Tapuio, Olho D’água, e da própria comunidade de Guajiru, aumentando assim o número de alunos, portanto foi necessário abrir novos espaços para comportar o alunado, assim foi alugada uma residência e cedido o espaço de uma casa de farinha onde funcionavam duas salas de aula.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh224sJQehKBwY34iVWzkk2lOxJp1c_mKBFYJM0w8Rb7w0sTa4ai-COx9k9e3OH_S1jArgsDfQkMYcVH7EE0kJ80rWBOP96GsdORwhIAUuUsPzbOBKZeI1OJ5NpGZutoUOsNopSFQ9JT2m0/s400/Scanner_20150529.png)
Em 1995 foram construídas mais quatro salas de aula, um banheiro, uma secretaria, além da construção do muro e da reforma da cantina. Ainda neste ano foi criado o primeiro projeto Político Pedagógico da Escola.
Neste mesmo ano, a Escola recebeu o nome de Escola de Ensino Fundamental Edson Barbosa, este nome foi em homenagem ao pai das alunas Edna e Daniele, que morreu em um acidente automobilístico na CE 040 que corta a comunidade de Guajiru.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpQ5Cnxtsiug3EPkllcmVpiawAJURRPoUz0sRdqsi8gpZyPz4EZgc1Y3hgQSFPdstnCi3veCpjELPDKAXvN45j98SBgP4utGUizgy6qsdAHceWiFOwk0-xSOGf2_y16YmUHX6nA-seUb9o/s640/002+%25282%2529+-+Copia.jpg)
Edson Barbosa
Em 1996 foi criado o primeiro conselho escolar. Em 1998 foi criado o Grupo de Trabalho da Escola, Grupo de Avaliação Institucional e foi realizada também a nucleação da região de Tapuio. As turmas do 6º ao 9º passaram a serem atendidas nesta escola Edson Barbosa.
Entre os anos de 1998 á 2004 passaram pela escola os diretores: Clotilde, Sidcley e Arnaldo Lima.E em 2005 a professora Celi.
No ano (2008) aconteceu a construção da nova cozinha e de um banheiro.
Em 2012 aconteceu outra nucleação os alunos do Fundamental II foram estudar na Escola Mauro Bonotto em Campestre. O fundamental I ficou na Escola Edson Barbosa.
A escola Edson Barbosa que tem como sonho maior priorizar uma gestão democrática, participativa, que prepare as pessoas para liberdade, a cultura da paz, através do respeito às diferenças, do exercício do diálogo e da internalização dos princípios éticos, vem detectando desafios. Como o de melhorar a estrutura física do prédio escolar. Ainda nos anos de 2009 a 2012 a escola continua alugando espaço físico (anexo) para funcionamento da secretaria e sala de aula.
Com a construção do Projeto Político Pedagógico a escola passa a ter as diretrizes norteadas para os alunos, professores, funcionários, pais, gestores e para todas as esferas da sociedade.
O projeto Mais Educação foi implantado na escola(2012) e visa melhorar a aprendizagem do aluno. Este é realizado com os alunos no contra onde acontece o funcionamento de oficinas lúdicas e pedagógicas.
A escola ainda necessita da participação mais ativa dos pais no acompanhamento de seus filhos. Pois detectamos que a maioria dos alunos com dificuldades de aprendizagem não tem acompanhamento efetivo dos pais na vida escolar dos filhos. No ano de 2013 a Escola Passou por mais uma nucleação, os alunos da Educação infantil e ensino Fundamental I, foram para a Escola Mauro Bonotto em Campestre, retornando o fundamental II para a Escola Edson Barbosa.
Entre 2013 e 2015 a equipe gestora está composta por um diretor: Océlio Estêvo dos Santos, Coordenadoras pedagógicas: Gerdene Soares e Selma Baltazar
. Esta equipe entrou com o objetivo de dinamizar o cotidiano da escola e viabilizou mudanças de hábitos e práticas que otimizam melhores resultados pedagógicos, respeito e valorização da instituição escolar perante a comunidade em que esta inserida.
Grupo gestor atual
Em 2013 foi criado um novo modelo do uniforme escolar com as cores predominantes; branco e azul e uma listra vermelha horizontal. Um novo brasão que traz um livro no centro representando a sabedoria, um rio que traz referencia a localização da comunidade e a subsistência de suas pessoas. Os manguezais existentes e o sol simbolizando a vida, também estão representados. A bandeira com faixas azuis, brancas e vermelhas com o brasão no centro compõem os símbolos de identidade da instituição. Sendo todos aprovados pelos alunos, professores, funcionários e pais.
A escola passou por uma reforma na pintura e na parte elétrica. Neste ano o núcleo gestor viabilizou a construção de um pátio coberto para realização de atividades pedagógicas e recreação. E atendendo a solicitação do diretor Océlio Estêvo dos Santos por meio de ofício, neste mesmo ano a escola recebeu a doação de um terreno medindo 800m² da Sra. Dulcimar Guedes e família que veio a compor o quintal da escola. O mesmo foi arborizado e em 2014 construído um espaço (mini-quadra) com recursos próprios para recreação dos alunos e realização de eventos, como por ex; A festa em homenagem as mães e as aulas de educação física.
Hoje temos a missão de formar pessoas competentes, íntegras, críticas, reflexivas e capazes de compreender que serão sempre autoras de sua própria história. Assim, o nosso diferencial é a intensa preocupação com a aprendizagem dos alunos. Pois, agora e sempre queremos ser uma escola preocupada com o ensino de qualidade. Que responda aos anseios da comunidade e prepare seus alunos para os desafios de seu tempo.
Fachada da Escola atual