terça-feira, 28 de novembro de 2017


PRÊMIO MELHORES DO ANO E.E.B - 2017

Como de costume a escola Edson Barbosa, realiza a premiação de seus melhores alunos em notas, a premiação é feita aos 10 melhores alunos do ano. Como maneira de incentivo ao estudo a escola continuará com esta ação que sem dúvida é esperada com anseio por todos os alunos.   


sexta-feira, 10 de novembro de 2017



Programa Agrinho 2017 



Atividades executadas

Formação do Programa Agrinho
No dia 27 de maio de 2017, no NIT Fortim, aconteceu uma formação do Programa Agrinho com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação SME, para informar o tema do programa e falar da importância do mesmo para todos. Durante a formação podemos observar alguns artigos da Constituição e alguns vídeos relacionados a cidadania. A coordenadora do Programa no Município, a Sra. Mônica Barreto, apresentou uma dinâmica onde contou com a participação de todos.

Elaboração do Projeto
           
No dia 29 de maio de 2017, o núcleo gestor da Escola de Ensino Fundamental Edson Barbosa, reuniu os professores e funcionários com o objetivo de elaborar o  projeto e escolher um subtema. Após vários subtemas abordados pelo grupo foi escolhido: Escola e família, semeando cidadania.  

Apresentação do projeto a comunidade escolar.
            O núcleo gestor convocou um encontro com os pais, alunos, professores e funcionários no dia 31 de maio para apresentar o projeto. Durante o encontro foi acordado que o objetivo era compreender a importância de desempenhar o papel de cidadão na sociedade, respeitando os direitos e deveres da cada um para a sociedade mais justa e fraterna.

Ambiente cidadão
            Com o intuito de ter os o ambiente escolar mais agradável, formal, educativo, foi feito a arborização para que os alunos e funcionários compreendem a importância da preservação da natureza e também foram colocados placas com os valores, com o objetivo de resgatar esses valores já que estão praticamente esquecidos.

Festa das mães
            Foi realizado no dia 26 de maio de 2017, as 18:00hrs um evento para homenagear as mães, pois já tornou-se tradição na comunidade escolar. Sabendo que cidadania também faz parte de uma manifestação cultural, a escola promoveu este momento com diversas apresentações tais como: músicas, danças, dramatizações, leituras de poemas entre outros.
O evento foi focado nos valores humanos, para que todos pudessem valorizar, dando importância a elas. Que ao final foram presenteadas com brindes e lembrancinhas.

Brigada contra o mosquito
            Como forma de mobilizar a comunidade a prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e sabendo de casos ocorridos no município durante o período chuvoso, saímos nas ruas de Guajirú no dia 10 de maio de 2017, distribuindo panfletos e visitando as casas para falar da importância de prevenir a Dengue, Zica e  Chikungunya.
            Durante a ação distribuímos sacos plásticos para que os moradores coletassem garrafas, copos descartáveis, latas, quengas de coco e outros objetos que acumulam água e colocassem no local para ser feito a coleta.
            Contamos com a parceria dos agentes de endemia do município que juntamente com toda comunidade escolar percorreu toda localidade realizando essa ação de suma importância para todos.

Logomarca do projeto
            Como sabemos todo projeto precisa de algo para representar o subtema, criamos uma logomarca, onde apresenta o Agrinho e a Aninha demostrando  a relação entre escola e família ao centro sendo contornado pelo tema. Escola e família, semeando cidadania.    

Acolhida cívica cidadã com leitura
            Durante todo mês de junho, agosto e setembro, foi apresentado aos alunos, textos reflexivos mostrando a importância dos valores para nosso dia-a-dia.
Com o objetivo de compreender que cidadania se constrói no decorrer da vida, tendo como base a própria família.

Arraiá da integração: Família x Escola
            Tendo em vista que devemos conservar os valores respeitando as diferenças e a individualidade de cada um, a escola promoveu um Arraiá para demostrar que cultura não é só saber intelectual e científico e sim exercer a cidadania plena em uma coletividade.
Momentos cívicos
            De acordo com o regimento escolar, temos o momento cívico na escola, durante a semana, portanto foi combinado que nas quartas-feiras seria apresentado nesse momento um dos valores humanos, como a paz, o amor, a união, o respeito, a honestidade, a solidariedade, entre outros, através de textos reflexivos, vídeos, slides, ficando a cargo de cada professor preparar seu momento para apresentação.
Durante o momento cívico também apresentamos os símbolos nacionais e falamos sobre o respeito que devemos ter por cada uma.
Palestra: Magia e Cidadania
            Aconteceu no dia 23 de agosto de 2017, um momento de desconcentração na escola, onde um mágico fez algumas brincadeiras com alunos, seguida de uma palestra que deu ênfase aos valores humanos, no contexto geral o palestrante focou no tema do programa cidadania. O evento contou também com a participação de professores e funcionários.  

Lazer com esporte
            Durante o desenvolvimento do projeto cada professor ficou responsável por um valor humano. Como na Educação Física foi trabalhado a união, o educador físico sentiu a necessidade de fazer os jogos interclasses, pois os alunos poderiam observar que a união faz a força e no time é necessário haver essa integração.
            O evento também contemplou o dia do estudante, 11 de agosto de 2017, para que os alunos compreendessem que precisa cumprir com seus deveres para conquistar seus direitos.
Palestra sobre DST’s para os alunos
            Nosso público alvo é formado por adolescentes, portanto se fez necessário a visita da equipe do PSF para uma palestra informando os cuidados que precisamos ter para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A palestra foi muito importante, pois sentimos o empenho dos alunos pelas informações transmitidas.    
Parceria com o PSF (vacinação HPV)
            Combater, prevenir as doenças é de sua importância, com esse objetivo a escola recebeu a visita da equipe do PSF para a aplicação da vacina contra HPV, pois sabemos que ainda o melhor meio de evitar essa doença é a prevenção. A Escola procura sensibilizar as a famílias demostrando a importância de manter as vacinas atualizadas.

Estudo do ECA e apresentação pelos alunos.
            A Escola trabalhou o projeto PETECA com o tema Erradicação do trabalho infantil, portanto o professor de Ensino Religioso, Laércio Gabriel, fez o estudo do  ECA junto aos alunos, procurando relacionar os valores, direitos e deveres do cidadão.

Júri simulado
            Foi feito o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela professora de Língua Portuguesa, Arlene Ferreira, para que os alunos conhecessem e compreendessem a importância dos direitos e deveres da criança e do adolescente.
            Para demostrar o conteúdo assimilado, os educandos apresentaram com a orientação da professora, no dia 28 de junho de 2017, um júri simulado. O tema abordado foi “Erradicação do trabalho infantil.”   

Reunião com assistente social e conselho
            O núcleo gestor da escola tentando resolver o problema da infrequência. Convocou a presença da assistente social e conselho para juntos debater esse contexto. Isso ocorreu porque já tinha havido reuniões com pais e responsáveis e não foi resolvido a situação.



Projetos interdisciplinares
            O projeto meio ambiente escola, tem como objetivo sensibilizar aos alunos no que diz respeito aos cuidados que temos que ter com as plantas, conservação de carteiras, birós, estrutura física da escola e também o respeito mútuo.

Projeto: Matemática não é só número.

A Matemática é considerada uma disciplina complicada pelos alunos. Pensando nisso o professor de Matemática Batista Pereira, trabalhou projeto para que todos participassem, com isso houve a inclusão daqueles alunos que apresentam necessidades especiais. Esses alunos não conseguem assimilar com tanta facilidade o que é trabalhado no dia-a-dia. Com a execução do projeto o professor pôde observar o desenvolvimento desses alunos na confecção de material pedagógico, produzidos com a orientação do professor.
Sendo assim foi concluído que o trabalho com o concreto facilita a aprendizagem, fazendo assim a inclusão do aluno na participação das atividades escolares.

Estudo da cartilha
            O estudo da cartilha foi feito em sala de aula pelos professores, onde os alunos tiveram a oportunidade de compreender o conceito de cidadania e a partir desse estudo produzir, textos, cordéis e acrósticos.

árvore dos valores
            Com a orientação do professor Rivelino Vieira, os alunos confeccionaram uma árvore denominada “Árvore dos valores”, onde suas folhas eram representadas por um valor. A mesma ficou exposta na escola entes e durante a culminância do projeto.

Certificação dos alunos
            Nossos educandos apresentam desinteresse pelo estudo, porém alguns ainda se destacam e para estimular os alunos destaques e incentivar aqueles que são desmotivados, o núcleo gestor da escola promoveu um momento onde fez a entrega de certificados àqueles que obtiveram êxito no ano anterior elevando o índice de aprendizado no SPAECE.

Entrevista com pessoas da comunidade.


            Com o objetivo de saber o que as pessoas pensam sobre cidadania, a professora Aurilene Nunes, junto com um grupo de alunos visitaram algumas famílias de lideres comunitários, membros de associações e pessoas ligadas a igreja para saber o conceito que eles têm sobre cidadania e a importância dos valores.

Palestra: Cordel, cultura e cidadania. Com o professor Stélio Torquato de Lima
            Cidadania também é cultura, portanto no dia 11 de setembro de 2017, a escola recebeu a visita do Professor de literatura da UECE, Stélio Torquato de Lima,   a convite da professora de Língua Portuguesa, Arlene Ferreira, para explicar as características de um cordel, já que foi trabalhado em sala a confecção do cordel da cidadania, abordando o valor respeito. Stélio Torquato falou da importância de ser um verdadeiro cidadão, saber obedecer regras e desempenhar seu papel na família, escola, comunidade e na sociedade em geral.





Pilares do caráter
            Os alunos com a ajuda do professor Igor Marcelino, confeccionaram cartazes para demonstrar os pilares do caráter e compreender a importância do mesmo para uma boa formação cidadã.

Trilha da honestidade
             A honestidade é um valor que tanto precisamos para nossa sociedade. Portanto a professora Brena Loiola, juntamente com os alunos produziu uma trilha, onde passaram a conhecer os requisitos necessários para ser realmente honesto.    

Gesto de honestidade
            A coordenadora da Escola recebeu o dinheiro do pagamento de algumas fardas dos alunos e colocou no bolso. Sem perceber o dinheiro caiu. Passando alguns minutos uma aluna chega na sala dos professores para devolver o dinheiro que havia encontrado, a mesma não sabia que pertencia a coordenadora.

História em quadrinhos.
            Ao trabalhar em sala os gêneros textuais, os professores de Língua Portuguesa Arlene Ferreira e Arnaldo Lima, pediram que os alunos produzissem uma história em quadrinhos para explorar o tema trabalhado: Escola e família, semeando cidadania.
Então os alunos puderam expressar seus conhecimentos em historinhas muito divertidas e engraçadas, mas todas relacionadas ao tema.

Maculêlê, vivenciando a confiança
            A confiança é essencial na coletividade, com o objetivo de trabalhar a confiança entre os alunos, o professor de capoeira, Marujo procurou através do maculêlê, vivenciar este valor, dançando, gingando o aluno pode compreender que devemos ter cuidado com o outro e passar essa confiança de forma segura.

Música dos valores
            Fazendo uma junção de todos os valores o professor de música Welber, juntamente com um grupo de alunos tocaram e cantaram a música, “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. Com essa apresentação podemos concluir que todos os valores são essenciais para nossa formação.

Jogral do perdão
            Sabemos que perdão é algo que precisa ser compreendido e compartilhado. Pensando nisso a professora Marluce Barboza, trabalhou com seu grupo de alunos da sala de leitura a oração de São Francisco, sendo apresentado em forma de jogral na culminância do projeto.

Rádio escolar
            Durante o intervalo uma equipe formada por alunos, que se revezam semanalmente, e na rádio escolar selecionam e leêm textos reflexivos para que todos escutem e reflitam, também são colocadas músicas relacionadas a valores para que os ouvintes possam refletir sobre o papel de cidadão na família, na escola, comunidade e na sociedade com todos.

Produção de cordéis
            Ao concluir a leitura da cartilha e já trabalhado os gêneros texuais, a professora Arlene Ferreira, pediu que seus alunos produzissem um cordel com o título respeito. A produção foi um sucesso, posso concluir que os alunos compreenderam realmente o valor respeito diante dos cordéis produzidos.

Produção de acrósticos
            Para concluir o que o professor de Ensino Religioso, Laércio Gabriel, trabalhou durante suas aulas um dos valores fundamentais “a paz”, abordando sempre a importância do tema do projeto, o mesmo pediu para seus alunos produzirem um acróstico frasal com o tema Cidadania e paz.

Café comunitário
            Respeitando os costumes e tradições de um povo, a escola participou de um café comunitário durante a abertura dos festejos da festa da padroeira da comunidade, Nossa Senhora das dores, onde contou com a presença da comunidade religiososa, de alunos, professores e núcleo gestor.

Apresentação de um jornal
O professor de Arte e Educação, Arnaldo Lima produziu “o jornal da cidadania”, no canal EBTV, onde abordou vários temas e valores relacionados à cidadania. Os alunos apresentaram de forma educativa, entrevistas e informes, ressaltando o que precisamos para nos tornarmos cidadãos de bem.

Culminância do projeto
            Os resultados do projeto Escola e família, semeando cidadania, foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Edson Barbosa, no dia 19 de setembro às 8:10 hs da manhã, no momento foram apresentados os trabalhos produzidos pelos alunos e professores durante o desenvolvimento do projeto. Contamos com a presença de alunos, pais, professores, funcionários, núcleo gestor e coordenadora do programa Agrinho no município de Fortim.
            Durante o evento foi apresentado o projeto (Síntese pelo professor coordenador) seguindo da apresentações pelos alunos: danças, poesias, cordéis, jogral, música, paródia, Jornal.

            Diante de tudo isso, do trabalho apresentado esperamos que seja colocado em prática as ações positivas que culminou esse projeto.