terça-feira, 8 de outubro de 2024

 AGRINHO 2024 - MEIO AMBIENTE: TECENDO CONEXÕES- CIÊNCIA, INOVAÇÃO E ÉTICA

EEF EDSON BARBOSA

PROJETO: SUTENTABILIDADE, RECICLAR PARA PRESERVAR.

A nossa escola neste ano de 2024, trabalhou o programa Agrinho com o sub tema; Sustentabilidade, reciclar para preservar. Sob o comando do professor Laércio Gabriel, a escola trabalhou com o apoio do seu corpo docente várias temáticas que envolvem o meio ambiente, focando mais na sustentabilidade do meio ambiente.

O professor responsável, fez seu trabalho relatando todos os acontecimentos ocorridos desde o início do ano em sua experiência pedagógica. Esse trabalho, teve duração de seis meses, iniciando em fevereiro culminando em setembro. 

Experiência pedagógica pronta, agora será enviada ao SENAR CE, para que juntas as demais de outras escolas participantes no estado do Ceará possa concorrer ao concurso de "melhor experiência pedagógica" concorrendo a prêmios de acordo com a classificação. 

Professor Laércio Gabriel, entregando o material com sua experiência pedagógica a coordenadora do Agrinho no município a senhora Mônica Barreto. 


      

 PROGRAMA AGRINHO 2024. MEIO AMBIENTE: TECENDO CONEXÕES- CIÊNCIA, INOVAÇÃO E ÉTICA

CULMINÂNCIA MUNICIPAL

       A culminância Municipal do Programa Agrinho no município de Fortim se deu no dia 13 de setembro, no ginásio Narciso Pessoa, no centro da cidade. Foi o momento de todas as escolas municipais apresentarem seus trabalhos para o público formado por pessoas de todas as localidades do município. Cada escola montou seu Stand com amostras de trabalhos e produções feitas pelos coordenadores, professores e alunos nas escolas. 

     Houve também apresentações artístico culturais, onde os alunos nos encantaram com suas músicas, paródias, poesias, teatros, danças e muito mais.

   Foi um momento lindo de encontros e aprendizagens com muitas experiências compartilhadas.   































 

PROGRAMA AGRINHO 2024 - MEIO AMBIENTE: TECENDO CONEXÕES - CIÊNCIA, INOVAÇÃO E ÉTICA.

PROJETO PEDAGÓGICO: SUSTENTABILIDADE, RECICLAR PARA PRESERVAR

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EDSON BARBOSA

CULMINÂNCIA DO PROJETO NA ESCOLA

A culminância do Projeto: “Sustentabilidade, reciclar para preservar”, na Escola aconteceu na manhã do dia 05 de setembro de 2024, com a participação dos técnicos da secretaria municipal de Educação (SME) (Cintia Vitalino, Claudomir Cardoso e Mateus Florêncio), o  representante da COMARES – Fortim, o Sr. João Paulo Lima, a coordenadora municipal do Agrinho no município a Sra. Mônica Barreto juntamente com sua auxiliar Jane Meire Scipião, representantes de mães e pais dos alunos, professores, alunos, funcionários e algumas pessoas da comunidade local.


O objetivo principal do evento foi promover a conscientização da importância de adotarmos práticas sustentáveis para reduzir a geração de resíduos, diminuir queimadas e a poluição através de práticas como  a  reciclagem e a reutilização de recursos.

O evento deu início às 08:30h com o bazar “moda sustentável” de roupas e acessórios reutilizáveis e venda de lanches no comando da turma do 9º ano. As 09:00h os alunos foram direcionados a sala de exposição onde estavam expostos os trabalhos feitos por eles durantes as aulas nas diversas disciplinas desde o início do projeto na escola. Depois da visita a sala de exposição, os alunos foram direcionados ao pátio onde se deu início a segunda parte da solenidade.     



O diretor Océlio Estêvo, deu as boas-vindas aos presentes, logo todos entoaram o hino da escola, em seguida convidou para compor a mesa da solenidade o professor coordenador do projeto na Escola, Francisco Laércio Gabriel, a coordenadora do Agrinho no município a Sra. Mônica Barreto, o representante Comares- CMR (Central Municipal de Resíduos) de Fortim o Sr. João Paulo Lima, representante dos alunos, o garoto Allan Costa Sousa, representando os pais dos alunos a senhora Diana Pereira e a representação dos funcionários da escola a Sra Ângela Fidélis. 

O professor Francisco Laércio Gabriel, coordenador do Projeto na escola, iniciou com a apresentação de slides falando da justificativa e objetivo do projeto, algumas ações desenvolvidas pelos professores em suas disciplinas ao longo da sua implementação na escola e na comunidade.

Ao concluir a apresentação dos slides, o coordenador da CMR de Fortim, João Paulo Lima, fez um discurso muito emocionante, frisando a gravidade da crise ambiental causada pelas ações humanas. Ele elogiou a iniciativa do projeto Agrinho, que tem unido escolas, famílias e comunidades em prol do meio ambiente. João Paulo destacou que prefere não usar a palavra "lixo", mas sim "rejeito", por considerar que tudo pode ser reaproveitado, o que gerou um momento de reflexão enriquecedora.


Durante o evento, os alunos Alan, Isabel e Alana também compartilharam as suas experiências enriquecedoras nas atividades de campo promovidas pelo Programa Agrinho, como a visita a Central Municipal de Resíduos (CMR- Fortim), limpeza do Rio Jaguaribe e a participação no seminário sobre: “A preservação e sustentabilidade do Rio Jaguaribe e os costumes da cultura local na agricultura”. Estas ações, organizadas pela coordenadora do Programa Agrinho no município, demonstraram o impacto positivo do projeto na conscientização ambiental. Apesar do nervosismo, os alunos se destacaram pela dedicação e brilho nas suas apresentações.

Na continuidade, alguns alunos do 6º ano apresentaram o cordel: “Sustentabilidade – Coleta seletiva”, seguindo das apresentações dos alunos do 6º ao 9º ano, que incluíram uma vasta gama de gêneros textuais e disciplinas, como Inglês, Geografia, Português, Arte, Ciências e Matemática. Foram exibidos cartazes, "Mural das Lamentações e dos Sonhos", storyboards, lapbooks, mini livros, HQ’s, tirinhas que abordavam temas como desmatamento, queimadas e poluição, além de charges, poesias e desenhos. A criatividade e o empenho dos alunos foram destaque, mostrando o quanto se envolveram com o projeto. Para encerrar as apresentações, alguns alunos do 9º ano e a participação do aluno Hian Gabriel do 7º ano no violão, apresentaram uma paródia da música "Amor e Fé" de Hungria, intitulada "Poluição Não é Brincadeira", foi cantada, deixando uma mensagem poderosa sobre os perigos da poluição. A paródia trouxe também reflexões profundas sobre a vida cotidiana, enfatizando valores como o amor ao próximo e chamando a atenção para a vulnerabilidade social, abordou as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia das favelas, que muitas vezes não contam com políticas públicas adequadas para a preservação do meio ambiente.





Assim, para finalizar o momento, tivemos a fala da coordenadora do Agrinho no Município, Sra. Mônica Barreto, que ressaltou da importância de se trabalhar a temática na escola e comunidade e da satisfação de ter participado de um momento tão produtivo e enriquecedor para todos ali presentes. O coordenador do projeto e o diretor, agradeceram a todos pela presença, convidando-os para uma foto oficial, encerrando o evento com a sensação de dever cumprido e esperança de colher bons frutos num futuro próximo.







APRESENTAÇÃO DO PROJETO: SUSTENTABILIDADE, RECICLAR PARA PRESERVAR.