terça-feira, 9 de maio de 2017



Projeto: MATEMÁTICA NÃO É SÓ NÚMEROS


APRESENTAÇÃO
            O ensino da Matemática esteve, muitas vezes baseado na repetição, na memorização, no formalismo exagerado, no realização exaustiva de cálculos e na mera explicação técnica e regras sem significados.
            Sabemos que o ressurgimento da Matemática deve-se à necessidade que o homem tem de buscar soluções para resolver problemas do dia-a-dia. Por isso, acreditamos que o ensino da Matemática deve ser dinâmica e também contribuir para desenvolver a capacidade de resolver problemas, validar ou refutar soluções, tomar decisões e raciocinar logicamente.
            Por isso, é que se proporcionem, em sala de aula, situações significativas de aprendizagem e promotoras de conhecimento.
            Os jogos são contextos nos quais as ideias podem ser exploradas de forma significativa e interessante. Por estar livre de pressões e imposições, o aluno se sente mais à vontade para rever suas ações e superar obstáculos, tantos cognitivos quanto emocionais. Além disso, o jogo estimula a exploração e a solução de problemas, criando um clima propício para a investigação, a compreensão e a descoberta de ideias matemáticas.

OBJETIVO GERAL
Ampliar a experiência do professor e dos alunos, para que, na exploração das ideias, possam, além de desenvolver a capacidade de pensar e inventar, fazer do processo de ensino algo dotado de significado e alegria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Divulgar a importância da troca de informações e ideias entre os alunos(as), oportunizando ao debate e reflexões em torno das atividades pedagógicas práticas;
ü  Refletir sobre as suas ações diárias em relação aos conteúdos explorados, conhecendo jogos e as suas possibilidades pedagógicas;
ü  Envolver o uso de jogos como fonte de aprendizado requerendo do aluno(a) o entendimento das regras e da estrutura matemática envolvida;
ü  Desenvolver o raciocínio probabilístico, não pelo simples cálculo de probabilidades, mas pela vivencia de situações envolvendo esses cálculos.

METODOLOGIA
ü  Conversa informal com os alunos(as) sobre a importância do projeto
ü  Trabalhar de forma direta com alunos(as) em sala de aula, através da confecção de jogos matemáticos;
ü  Vivenciar com os aluno(as) em sala de aula a exploração dos jogos confeccionados;
ü  Culminância do projeto - apresentação pelos(as) alunos(as) na escola para que todos(as) possam apreciar os trabalhos (jogos) confeccionados e explorados em sala de aula.

RECURSOS HUMANOS
ü  Professores(as);
ü  Núcleo gestor;
ü  Funcionários(as);
ü  Alunos(as).

RECURSOS MATERIAIS E FÍSICOS
ü  Data show;
ü  Som;
ü  Livros;
ü  Xérox;
ü  Papel;
ü  Caneta;
ü  Lápis;
ü  Canetinhas;
ü  Material de sucata;
ü  Lápis de cor;
ü  Cartolina;
ü  Salas;
ü  Pregos;
ü  Lã;
ü  Linha;
ü  Tábua;
ü  TNT;
ü  EVA;
ü  Tesoura;
ü  Cola;
ü  Fita gomada.

AVALIAÇÃO
            A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação do professor baseado em critérios pré-estabelecidos.
            Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos(as), diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto. Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.       

RESULTADOS ESPERADOS

            Com este projeto, espero que as pessoas se tornem mais conscientes sobre o ensino da Matemática, compreendam que a mesma não se resume apenas em fórmulas e números. Assim, aprender a valorizar o raciocínio lógico e argumentativo torna-se um dos objetivos da educação matemática, ou seja, despertar no aluno o hábito de fazer uso de seu raciocínio e de cultivar o gosto pela resolução do problema.  




















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